sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DOSSIÊ EMO PARTE 2: O MOVIMENTO


Todos já ouvimos falar, em algum momento, das tribos urbanas, como são designados os grupos de jovens que reúnem-se em torno de características comuns e afinidades, sejam elas visuais, ideológicas ou apenas o mesmo gosto musical. Nos últimos anos, o aparecimento do movimento emo tem colocado a questão das "tribos" mais uma vez em pauta. Porém: há tempos um grupo ou movimento não causava tanta polêmica quanto o emo.
As sociedades humanas estão sempre em constante transformação. Volta e meia surgem movimentos que, direta ou indiretamente, conscientemente ou não, questionam certas estruturas e padrões vigentes e o surgimento da tribo emo no cenário mundial pode ser considerado uma dessas mudanças. Vimos como esse movimento se originou, primeiramente dentro do punk, para depois afirmar-se como um gênero musical distinto. Porém, a, digamos, ideologia do emo ultrapassou a música e tornou-se um estilo de vida.
Os emos, como uma "tribo", possuem características visuais peculiares: seu vestuário e comportamento,além da própria afinidade musical. O emo tem como ideal a expressão dos sentimentos sem pudores, sejam eles angústia e tristeza ou demonstrações de carinho para com os amigos.
O movimento emo tem seu apelo maior entre os adolescentes, pois, na opinião de vários estudiosos desse período da vida humana, a adolescência é decisiva no ponto de vista físico e emocional do ser humano. É uma fase de transformação, onde normalmente há muitos questionamentos, dúvidas e anseios, assuntos abordados nas músicas das bandas que compõem o movimento (apesar de não ser exclusividade deles, pois são assuntos abordados em vários gêneros musicais...). Daí a empatia que essas bandas têm para com os adolescentes, pois estes se sentem como se banda e público falassem a "mesma língua", como se houvesse uma compreensão mútua do que está se passando com suas vidas. Além do mais, nessa fase é comum a busca pela aceitação e a procura por pessoas com que se tenha algum tipo de afinidade, daí a formação das "tribos".
Como nos últimos anos o movimento emo cresceu bastante, logicamente atraiu a atenção da mídia. Ao mesmo tempo em que as bandas entravam no mainstream, o grande mercado, e conquistavam mais fãs, a tribo crescia e adquiriu novos adeptos, mas também trouxe em seu encalço aqueles que os repudiam... Na próxima parte, vamos tratar do tema mais delicado até agora em se tratando do assunto: a emofobia.

Um comentário: