segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A desistência do Natiruts em concorrer ao VMB 2009



Tudo bem, o fato anunciado já ocorreu há quase um mês, mas como não ando acompanhando muito a MTV, passou batido e só hoje fiquei sabendo. Resolvi apurar, e, indo ao site da emissora, constatei que era verdade. A banda pediu para ser retirada da lista de indicadas ao prêmio na categoria Reggae do VMB, premiação anual da MTV Brasil. Primeiro fiquei pensando: por quê? Qual a razão de uma banda se retirar por vontade própria de uma premiação?
Logo abaixo, havia o link para a carta enviada à MTV explicando os motivos da não-participação. Nesta missiva, a banda dizia:

"Estamos nos retirando porque sabemos da grande visibilidade que esse prêmio trará aos indicados e resolvemos deixar nossa vaga para que a MTV tenha a liberdade de escolher uma outra banda que esteja nessa difícil trajetória de crescimento e de consolidação da carreira no cenário da música brasileira. Agradecemos a todos que votam na categoria Reggae. Agradecemos às pessoas que nos acompanham sempre. São vocês que fazem do Natiruts uma banda de respeito e sucesso, aqui no Brasil e em alguns lugares do mundo.Sorte aos indicados."

Realmente, achei muito bacana a atitude deles. Tão bacana que resolvi no ato escrever sobre isso aqui. É uma atitude muito rara no meio musical, quiçá em qualquer campo de trabalho. A banda sabe que tem o jogo ganho, tem um público formado, consolidado e fiel, e holofotes para si. Ou seja: um prêmio como esse não daria mais ou menos visibilidade para eles. No máximo serviria como massagem de ego, algo como "é... sou o melhor artista de reggae pela MTV." Que bom que não caíram na tentação e resolveram projetar os holofotes(eles de novo!) da emissora para outros artistas não tão conhecidos.
Deveriam existir mais ações como essa. Não é demérito algum uma banda que já está consolidada ceder um pouco de seu espaço para as que estão começando, porque o começo é sempre difícil. As bandas grandes já passaram por isso. São as regras do jogo. Só quem tem nervos de aço e muita força de vontade persiste em superar os obstáculos e conseguir um lugar ao sol com sua música. Se quem já chegou lá puder dar uma força, já é algo que vai dar uma ajuda enorme, sem sombra de dúvida.
Parabéns ao Natiruts pela iniciativa e espero que muitos se inspirem nesse exemplo, para que muitas bandas bacanas não parem no meio do caminho pela falta de visibilidade com que muitas têm que se deparar no início de suas carreiras. Até porque, nesse caso, ambos saem ganhando. A banda "pequena" vai ganhar mais espaço, e a banda "maior" vai ganhar comentários elogiosos como esse aqui - o que, convenhamos, é muito bom para sua imagem.

A íntegra da carta do Natiruts pode ser lida neste link:
http://mtv.uol.com.br/noticias/natiruts-pede-para-deixar-o-vmb-2009-leia-explica%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário