terça-feira, 16 de junho de 2009

Bethânia realça talento de Ivete

Axé-music é um gênero musical controvertido. Se por um lado ele teve um papel relevante na história da música do Brasil, na medida em que evidenciou as raízes da cultura negra brasileira (principalmente a afrobaiana) em um momento em que elas andavam esquecidas na cabeça (e coração) da população, ele também abriu espaço para o domínio (até então bem administrado) da industria de entretenimento sobre a indústria da música.

Foi nesse contexto que se intensificou o processo de "enlatamento" da alegria.

Como em todo processo industrializado a "qualidade" cedeu espaço à produção em grande escala; e o particular foi substituído pelo padrão. Daí o ressentimento de boa parte dos adoradores de MPB com o gênero.

Apesar dos pesares, não é justo fechar os olhos para os bons talentos que despontaram através do Axé-music, cuja principal representante na atualidade é Ivete Sangalo.

Dona de um fraseado inteligente e um timbre particular, Ivete se destaca das outras cantoras de axé nem tanto pelos seus (excelentes) dotes vocais, mas pelo seu carisma e imagem, capazes de tranformar quase tudo em um produto de sucesso.

Mas isso não diminui seu talento músical, realçado sempre que ela prioriza suas (ótimas) referências músicais em detrimento do seu tino comercial apuradíssimo.

Um exemplo disso aconteceu no novo DVD de Ivete chamado Pode Entrar, lançado no início de junho deste ano , uando a baiana gravou dueto com Maria Bethânia.

Bethânia, que já tinha tecido comentários elogiosos á Ivete no início de sua carreira, aceitou cantar com ela uma canção de Carlinhos Bronw chamada "Muito Obrigado axé!".

O resultado é surpreendente!

A música expõe, com louvou, algumas das melhores qualidades musicais do Axé-music como a malemolência ritmica e a riqueza de simbólos e signos herdados dos traços negros da nossa etnia, num tom (quase religioso) de reverência cultural.

Tudo isso, cantado por duas cantoras, que de jeitos muito diferentes, escreveram seu nome na história da música desse pais!

Axé Odô!


Um comentário:

  1. Super suspeito ao falar sobre Ivete eu sou! Pois pra mim, ela é sucesso em todos os aspectos! Adorei esse DVD, é tanto que passei 3 dias ligando pras lojas de Natal procurando saber se ele já estava a venda... Quando chegou, corri pra comprar o meu! E é claro, aproveitei a oportunidade para presentear os meus!

    Marcelo Godeiro.

    ResponderExcluir